Gabriela

O mote é essa foto:

MPB4 revistacontigo só foto

Revista Contigo, ano de 1967. Todos com cara de galã e, notem bem, com um cigarro na boca. É, cigarro, naqueles tempos, era chique!

Viram ali na legenda? “O MPB4 foi o único conjunto que conseguiu aplausos unânimes durante o último festival da Record, em São Paulo, cantando Gabriela”.

Gabriela foi defendida pelo MPB4 no III Festival da Música Popular Brasileira. Mesmo festival em que eles defenderam Roda Viva, cantando aquele arranjo monumental do Magro pra música do Chico Buarque. Até hoje, nos shows do MPB4, a platéia aguarda o momento em que os primeiros acordes de Roda Viva são tocados e, quando isso acontece, entram num êxtase que só quem presencia sabe como é!

Bom, estamos mesmo é falando de Gabriela. Música de Chico Maranhão. Magro lembrava do MPB4 cantando essa música no festival com brilho no olhar. Parecia que estava novamente lá… Vejam só o que ele fala sobre isso numa das notas do livro:

Do Chico Maranhão a gente já tinha gravado e defendido a música Gabriela, que fez muito sucesso no Festival de 67 da Record. (…) Foi muito bonito ver, e ainda hoje se consegue ver em alguns vídeos, a apresentação de Gabriela, num arranjo do maestro Gaya e tocada pela orquestra da Record sob a regência do maravilhoso maestro Cyro Pereira. Emocionante ver, quando entra no refrão da música, a plateia abrindo guarda-chuvas e formando um mar de sombrinhas de frevo!

Vejam  e sintam um pouco dessa emoção que eu sempre via brotar nos olhos do Magro quando ele falava sobre essa noite maravilhosa que foi a final do III Festival da Música Popular Brasileira – não é à toa que foi feito um documentário lindo sobre essa noite chamado “Uma noite em 67”.

Escolhi esse vídeo porque mostra as duas apresentações de Gabriela, antes e depois da classificação final. É na segunda que vemos melhor essa cena a que o Magro se refere. Emocionante!

MTW

Anúncios
Esse post foi publicado em Histórias MPB4 e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Gabriela

  1. Aurélio disse:

    Olha só… a gente imagina que já conhece tudo!! Que registro espetacular! O que chama a atenção é a simplicidade de td… apenas um microfone! Mesmo assim o talento do MPB4 parece ´atropelar´ a falta de estrutura da época, como atropelou o coração dos fãs aqui do Sul!

  2. Que lindo, sempre lindo! E uma delícia de ouvir. Deveria ser incluída em futuros shows do MPB4! Que tal?

  3. Sou fã do MPB4 faz tempo e sempre me surpreendo com seus vídeos. Este eu não conhecia ,mas achei maravilhoso…Não se faz mais músicas com estas…lindo demais…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s