Olha o Cordão!

Sério, não resisti! Vejam só o vídeo que achei hoje garimpando na internet.

No Cordão da Saideira é uma das músicas que terá  o arranjo publicado no livro do Magro. Ela foi gravada no segundo LP, de 1967. Belo arranjo vocal do Magro e arranjo de base do Hugo Marota para uma música igualmente bonita do Edu Lobo. Ok, música bonita do Edu é quase um pleonasmo, eu sei…

Magro fala lá nos comentários do LP: “No Cordão da Saideira” foi uma das poucas músicas de Edu Lobo que nós gravamos. É um frevo rápido e vocês imaginem como foi difícil gravar isso com o sistema de playback daquela época.

É que nos idos de 1967, as gravações eram feitas em dois canais apenas. Tinha uma caixinha de som onde o cantor, no caso os 4 cantores, ouviam o arranjo de base previamente gravado e tinham que cantar, sem fones de ouvido – prática obrigatória nos dias de hoje – em um único microfone. O volume da caixa tinha que ser baixinho pra não atrapalhar a captação do microfone dos cantores. Daí já saia a gravação em stereo que, após algum tratamento de som, seria usada pra prensagem do LP. Dá pra entender agora porque era difícil?

É por essas e outras que tenho um apreço especial por gravações mais antigas – isso leva  até aquelas da época de ouro do rádio, lá dos anos 1920, 1930, 1940, primórdios da gravação. Ali ficava gravado o que era de fato!

E vou falar uma coisa: se é pra falar em gravar e cantar de verdade, o MPB4 é mestre!

MTW

Anúncios
Esse post foi publicado em Do livro, Histórias MPB4 e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s