Quarteto em Cy

Ontem à noite fui ao MIS-SP. Era o lançamento de vários títulos da coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do governo do estado de São Paulo. Entre eles, a esperada biografia do Quarteto em Cy: “As Meninas do Cy – Vida e Música do Quarteto em Cy”, de Inahiá Castro.

Inahiá, com toda sua simpatia, me deu de presente um exemplar devidamente autografado. Lembro do dia em que ela foi ao apartamento da minha mãe entrevistar o Magro para o livro – na época morávamos em Conservatória, cidadezinha gostosa da serra fluminense. Uma boa prosa, ela colhendo retalhos pro livro que, pelo que vejo, está lindamente arrematado!

Copio um trechinho do que o Magro contou pra Inahiá:

Começamos a ficar em contato e surgiu até uma possibilidade de namoro. Claro, éramos quatro rapazes e elas quatro meninas, todas muito bonitas, as baianinhas. Mas, dos quatro casais, só restou a relação do Ruy com a Cynara. Começamos a ensaiar na Cravo & Canela, uma casa noturna na Rua Major Sertório, em São Paulo, onde o Sérgio Ricardo se apresentava ao violão, acompanhado por um músico paulista chamado Nanini. Com a proposta de Chico de Assis, eu comecei a preparar uns arranjos para cantarmos algo junto com o Quarteto em Cy. Para mim, isso era uma curtição tremenda.

(…) Vivemos muitas coisas juntos e eu gosto de tudo. Dos arranjos que eu fiz para o octeto, tenho especial carinho pleo “Bate Boca”. Foi um desafio e tanto. Uma música inédita do Tom para o Chico colocar letra e que ele não tinha colocado. Algum tempo depois, ficamos sabendo que a tal letra existiria e que a Miúcha teria uma cópia da letra feita pelo Chico. Essa é a história que me contaram. O Chico diz que, depois da gravação que nós fizemos, não caberia mais a letra.

Parabéns ao Quarteto em Cy e Inahiá pela biografia!

MTW

Bate Boca (Tom Jobim) – Quarteto em Cy e MPB4 – postado por Inahiá no Youtube com o seguinte comentário: Composição feita por Tom Jobim para Chico Buarque colocar a letra. Magro Waghabi fez este arranjo vocal para o octeto MPB4 e Quarteto Em Cy, gravado no CD “Bate-Boca” que lhes conferiu Disco de Ouro. O que se sabe é que depois deste arranjo, Chico decidiu não compor mais a letra…já estava tudo dito. Magro faleceu no dia 8 de agosto de 2012, após travar uma dura batalha contra um câncer. A ele dedico esta homenagem. Inahiá

 

Esse post foi publicado em Coisas do dia a dia e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Quarteto em Cy

  1. Aurélio disse:

    A Inahiá já tinha me contado algumas coisas, passamos um dia juntos… mas este quebra-cabeça… vai se montando com essas ´pérolas´ de lembranças!

  2. Inahiá Castro disse:

    Monica, sua danadinha…quer testar meu coração, é?
    Não tenho palavras…nunca mais as terei (rs) para agradecer tamanho carinho e gentileza. Você é uma luz. Obrigada!!!

Deixe um comentário

