E a censura corria solta… (Um desabafo)

Tristes tempos esses onde a censura tentava calar a boca de todos.

Recentemente me dei conta que estou mesmo imersa nesse período tão sombrio de nossa história. Me vi indignada com algumas coisas que li, que mostram pessoas completamente alheias ao que se passou. Como alguém que escreve sobre a música que se fez no Brasil nos tempos da ditadura militar pode não ter conhecimento da importância da voz do artista?

Me permito um desabafo: Ainda não sei se rio ou choro ao ver a superficialidade característica de quem olha de longe, de quem escreve sobre a música que foi feita nessa época soltando clichês preconceituosos. E o pior é começar a perceber que isso é mais comum do que parece. Os nossos falsos entendidos de música carecem de estudo histórico, no mínimo. #prontofalei

Só pra ilustrar o que era lidar com esse braço de ferro chamado censura – que, diga-se de passagem, era grande e duro, mas tolo – deixo aqui uma matéria de jornal que foi publicada em 22.02.1976, no Jornal do Brasil.

MTW

1976-JB-Ugunga-SC

 

Esse post foi publicado em Coisas do dia a dia e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para E a censura corria solta… (Um desabafo)

  1. Maurício Vieira Gomes disse:

    Voce corta um verso eu escrevo outro,voce me prende vivo eu escapo morto…..como é dificil acordar calado se na calada da noite eu me dano…………………….POIS É…

  2. Maurício Vieira Gomes disse:

    PARABENS MONICA,TAMOS JUNTOS,abçs

Deixe um comentário

