Show do dia 7 da TV Record

Hoje, passeando por algumas gravações antigas e pouco conhecidas do MPB4, ouvi “Hexágono amoroso” e “A grande pedida”, gravadas em um compacto simples lançado pelo selo Elenco em 1969. Aí me lembrei desse causo que Magro escreveu quando da passagem de Chico Anysio. Deixo tudo aqui pra vocês, o causo e as músicas. Divirtam-se!

O dia em que Chico Anysio escreveu para o MPB4, por Magro Waghabi

  Março, 2012 por MPB4

Entre 1965 e 1970 o mundo televisivo e musical era, literalmente, dominado pela TV Record, o canal 7 de São Paulo.

Com seus programas humorísticos e musicais empolgava os telespectadores em todas as noites da semana:

Bossaudade (com Elizeth Cardoso), O Fino da Bossa (com Elis Regina e Jair Rodrigues),  A Jovem Guarda (com Roberto Carlos) e os maravilhosos festivais de música brasileira (apresentados por Blota Júnior e Sônia Ribeiro) eram alguns dos programas líderes de audiência da emissora paulista.  Não havia canal que pudesse competir com os 70, 80, 90% de audiência conseguidos pela Record.

Tudo culminava com o magnífico Show do dia 7, apresentado todos os meses pela dupla oficial da TV, Blota Júnior e Sônia Ribeiro.

Todo o “cast” milionário da  Record se preparava e preparava números novos e diferentes para este dia de gala da TV paulista e brasileira. Os ingressos para o teatro Record, na Consolação e, depois, para o teatro Bandeirantes, na Brigadeiro Luiz Antônio, se esgotavam semanas antes do espetáculo.

O MPB4, contratado pela Record, viveu esses áureos tempos e era uma preocupação constante a preparação de novos números para “brilhar” no Show do dia 7.

Por duas vêzes usamos, nesses shows, o humor na música, quase uma marca registrada do MPB4.

Dois pot-pourris fizeram sucesso:

O primeiro, criado por nós mesmos, se chamava “Hexágono amoroso” e contava uma história muito engraçada somente com bichos usados pelos nossos compositores.

O dia 7 se aproximava e estávamos sem perspectiva de um número novo quando esbarramos, na recepção do Hotel Danúbio – hospedeiro de praticamente todo o “cast estrangeiro” (cariocas, etc.) da Record – com nosso amigo Chico Anysio e seu fiel escudeiro Arnaud Rodrigues. Chico disse, pra nosso orgulho, que tinha gostado do nosso número humorístico e queria fazer um para nós. Ô sorte!!!

Poder mostrar uma criação do nosso amigo e ídolo num Show do dia 7 era mais do que sorte, era felicidade!

Subimos ao apartamento onde Chico “morava” quando ia a São Paulo e assistimos a uma demostração de capacidade e humor do nosso querido amigo.

Miltinho lembra dessa tarde e conta que Chico Anysio se dirigiu a um armário onde estavam várias pastas, cada uma contendo um tema para o humor. e disse: “Não existe piada nova, existe piada “renovada”, os temas estão sempre aí. Por exemplo, mulher…que tal um pot-pourri de “jingles” em que o principal foco fosse a mulher?”

E aí começou um “festival” de criatividade, com Chico alinhando, lembrando e cantando uma sucessão de comerciais, da moda ou famosos em outras épocas, e trocando o produto principal pela mulher. Um show que só nós, privilegiados, assistimos.

Depois foi só fazer o arranjo e correr para o aplauso com “A grande pedida”!

Mais tarde fiz arranjos instrumentais para esses dois números de humor musical e gravamos um compacto simples mas… era 1969 e a famigerada censura apareceu com suas observações absurdas:

Não se podia dizer “cocô” no “Hexágono amoroso”, palavra substituda por “horror”, que horror!!

E em “A grande pedida”, no comercial da “caninha Tatuzinho”, onde Chico brincava com o “presidente nomeado” Arthur da Costa e Silva, tivemos que trocar o nome para “Raul”…

Eis nossa homenagem ao querido Chico Anysio que nos deixou, e deixou este mundo mais triste.

Chico, fique sabendo que o nosso Brasil perdeu a graça com a sua partida!

Anúncios
Esse post foi publicado em Causos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s