Se meu time não fosse o campeão

Em véspera de abertura da copa brasileira, tem me voltado constantemente ao pensamento uma música do Gonzaguinha, que foi gravada pelo MPB4 no LP “Bons tempos, hein?!”, de 1979.

Creio que a letra fala por si e me leva a refletir sobre o que mudou nesses 35 anos. Somos cidadãos  mais politizados desde o final da ditadura? Conseguimos reverter o ‘estrago’? Alguns fatos recentes apontam uma direção para o raciocínio, não sem a devida contradição. Afinal, somos muitos e um só.

Deixo a letra e duas gravações que achei na rede: uma ao vivo, onde falta o início, e outra da gravação do LP. Boa escuta. Boa reflexão!

SE MEU TIME NÃO FOSSE O CAMPEÃO
(Gonzaguinha)

Pegou a bandeira do time contrário e queimou
Chamou o juiz de ladrão, nem o santo escapou
Lembrou da batalha da vida e se descabelou
Até que no fim da partida a pelota entrou

E ele gritou gol, fiel à paixão
Salve o meu time querido, do meu coração
Botou um sorriso na fome e se mandou pro bar
Esqueceu o cansaço da luta e foi lá bebemorar

Nem ligo se tô atrasado no meu aluguel
E daí se aliança da nega tá lá no penhor?
Por mim, que se dane o gringo, o banco e o papel
Tem birita de sobra no copo, acabou minha dor

E ele gritava gol, fiel à paixão
Salve o meu time querido, do meu coração
Hoje eu só quero saber da comemoração
E nem quero pensar: se meu time não fosse campeão

Sorrindo ele me segredou: Nós fazia uma revolução

Esse post foi publicado em Coisas do dia a dia e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Se meu time não fosse o campeão

  1. É Mônica,foi extremamente feliz neste post,por tudo que já foi dito,parabéns,
    SUGESTÃO…nesta linha publique LEGIÃO DOS ESQUECIDOS,outra obra prima,abçs

Deixe um comentário

